terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Feliz 2012 com as dicas para ceia de ano novo do Pontal Buffet!


DICAS PONTAL BUFFET PARA CEIA DE ANO NOVO.

As pessoas ficam em dúvida na hora de montar o cardápio para réveillon, isso porque a ocasião exige pratos especiais e que combinem com a espiritualidade da data. A ceia precisa estar farta e saborosa, repleta de pratos que combinem com a proposta do ano novo e até se enquadrem em algumas simpatias.

Para quem está disposto a organizar uma ceia de ano novo em casa, vale a pena pesquisa o significado dos alimentos e valorizar as tradições no preparo dos pratos. A decoração da mesa também é um fator essencial, afinal, a alegoria tornará a refeição mais convidativa e prazerosa. Aposte numa toalha de mesa branca, decore com velas e flores para reforçar a proposta de prosperidade do ano novo.

A culinária permite criar e combinar vários sabores na hora de preparar a ceia de ano novo, porém é necessário seguir as instruções das receitas para não cometer erros. Caso a festa seja comemorada numa casa de praia, nada de consumir pratos muitos pesados e gordurosos, dê preferência as saladas e frutas.

Montar uma ceia de ano novo pode ser até mais complicada que a de natal, já que as receitas são mais trabalhosas e muitas vezes difíceis de serem selecionadas. É importante ressaltar que alguns ingredientes possuem significados especiais no réveillon, como a lentilha (renascimento), peixe (boa sorte, abundância), uvas (dinheiro, ano afortunado), carne de porco (cisca para frente) e romã (esperança).

Receita de pernil para o Réveillon

Pernil de porco com abacaxi

Ingredientes
- 1 pernil de 4 kg
- 2 cebolas grandes
- 2 unidades de alho poró
- 1 maço de salvia
- 5 pimentas dedo de moça
- 5 ramos de alecrim
- 1 litro de vinho branco seco
- suco de três limões
- 200 ml de suco de laranja
- 100 gramas de açúcar mascavo
- sal e pimenta a gosto

Abacaxi
- 1 abacaxi sem casca
- 10 cravos
- 3 colheres de sopa de mel
- 100 ml de vinho branco

Modo de fazer
Tempere o pernil com todos os ingredientes e coloque em um recipiente grande, com tampa e deixe marinar, por 12 horas na geladeira. Depois do processo feito, para que o tempero penetre na carne, coloque o pernil em uma forma e leve ao forno para assar por 5 horas ou até que esteja dourado, por fora e cozido por dentro.
Espete os cravos no abacaxi e regue com o vinho e mel. Coloque em um prato refratário e leve ao forno por trinta minutos.

Dicas:
Sirva o pernil com a calda de abacaxi por cima;
Decore o prato com rodelas de abacaxi e cerejas;
Se preferir pode acrescentar pêssego em calda.
Carne de porco fica muito bem se consumida com frutas em calda, é a carne que mais combina sal com açúcar.

 


Nos pratos de réveillon, as frutas são muito usadas em função dos sabores leves e agradáveis. Elas complementam as carnes ou inovam o tempero de determinadas receitas. Frutas secas e castanhas também costumam ser usadas no preparo das receitas para atrair riqueza.

Há várias sugestões para a ceia de réveillon, que variam de acordo com as preferências de cada família ou grupo de amigos. Em matéria de carnes, vale à pena apostar em pratos como: Presunto à Virginia, lombo coberto por laranjas, robalo e bacalhau. Para complementar a refeição de forma apetitosa, aposte no arroz com espinafre ou arroz com amêndoas e passas.

Receita de arroz de Réveillon

Ingredientes
- 3 xícaras de chá de arroz
- 2 colheres de sopa de óleo de soja
- ½ cebola ralada
- 2 cubos de caldo de galinha
- 1 xícara de chá de espumante
- 1 xícara de chá de amêndoas em lascas
- 5 xícaras de chá de água fervente
- 3 colheres de sopa de salsa picada
- 1 lata de creme de leite
- amêndoas em lascas para polvilhar


Modo de fazer
Coloque em uma panela as duas colheres de sopa de óleo, deixe aquecer e refogue a cebola, adicione o arroz e refogue mais um pouco. Acrescente os cubos de caldo de galinha e as cinco xícaras de água fervente.
Tampe a panela e quando ferver baixe o fogo. Quando o arroz estiver quase seco, acrescente o espumante e deixe até secar. Apague o fogo e acrescente o creme de leite, a salsa e as amêndoas, deixe descansar com a panela tampada, por aproximadamente 5 minutos.

As saladas preparadas com lentilhas, grão de bico, ervilhas e frutas também são bastante apreciadas pelos convidados o réveillon. Aproveite as dicas culinárias e elabore um cardápio irresistível para a virada de ano. Depois de conhecer o nome de cada prato, pesquise a fundo as receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário